terça-feira, 16 de abril de 2013

Campos - Trabalho e Renda vai qualificar diversos profissionais


A Secretaria de Trabalho e Renda está levantando a demanda de profissionais de vários segmentos no município para serem inseridos no Programa de Certificação de Saberes Adquiridos ao Longo da Vida (Certific), do Ministério da Educação (MEC). Segundo o subsecretário, José Alberto Nogueira, a idéia é ofertar certificado aos profissionais de música, da construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica e de pesca para que continuem sendo inseridos no mercado de trabalho. 

O subsecretário explica que haverá apresentação da demanda no Instituto Federal Fluminense (IFF) de, no mínimo, 20 alunos por profissão. “Os alunos serão avaliados por equipe multidisciplinar, formada por pedagogo, psicólogo e por profissional da área. Os que forem aprovados nesta etapa passarão por avaliação prática. Aprovado, receberá o Certific. Os que não passarem pelas etapas, farão um curso de dois meses no IFF para se aperfeiçoarem e receberão o certificado”, orientou José Alberto, esclarecendo que aqueles que não tiverem um grau de instrução, passarão pelo mesmo processo e, ao final, receberão um testado profissional. 

José Alberto acredita que até o fim da próxima semana há uma previsão da secretaria já estar divulgando a abertura dos cursos. “Os trabalhadores terão seus conhecimentos avaliados, além de receber cursos para melhorar a formação, sem custos. Os interessados deverão ter pelo menos 18 anos”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário